Coluna Tilt
Durante quase dois anos, Pedro e Paulo Markun tiveram uma coluna semanal no Tilt da Uol sobre metaverso, inteligência artificial e novas tecnologias.
Aqui, confira os textos.
Population: One - Jogo VR agora é grátis!
14 de março de 2023
A BigBox VR anunciou recentemente que seu popular jogo de realidade virtual, Population: One, passou a ser gratuito para jogar na plataforma Quest. O jogo, lançado em 2020, foi originalmente vendido por $29,99 dólares, mas agora esta disponível para todos os jogadores desde 9 de março. Essa decisão da BigBox VR aponta para uma mudança no mercado de jogos de realidade virtual e crescimento da base de usuários.
5 Vezes em que o ChatGPT errou
11 de fevereiro de 2023
Nem só de acertos vive a inteligência artificial, esses colunistas vem experimentando com a ferramenta desde que ela apareceu nos confins da internet e bem antes de ganhar as primeiras páginas dos jornais, nesse meio tempo reunimos alguns erros interessantes e curiosos da plataforma que nos fazem pensar sobre os limites e possibilidades dessa tecnologia. [...]
Echo VR: Uma Despedida de um Mundo Imersivo
4 de fevereiro de 2023
Sempre é difícil dizer adeus a algo que tenha sido parte integrante da sua vida por um longo tempo. Na última semana, a comunidade de VR foi surpreendida pelo anúncio de que o jogo Echo VR, da Meta, está chegando ao fim. Depois de sete anos aparentemente bem sucedidos, esse e-sport, que é uma espécie de jogo de frisbee em gravidade zero será desligado. Já tem até data para o enterro: agosto. [...]
Vigilantes do Futuro: o impacto da tecnologia de vigilância e IA em nossas vidas
4 de dezembro de 2022
A Prefeitura de São Paulo planejava instalar 20 mil novas câmeras de monitoramento em até um ano e meio, com custo anual estimado em R$ 70 milhões. No entanto, o edital do programa Smart Sampa, que incluía a implementação de câmeras de reconhecimento facial, foi temporariamente suspenso pela gestão de Ricardo Nunes (MDB), que afirmou que a decisão foi tomada para "dirimir toda e qualquer dúvida" sobre a proposta. [...]
Halloween no VR
25 de outubro de 2022
O Halloween está ocupando a Realidade Virtual. O feriado de origem celta mobiliza países de língua inglesa, que antigamente, passava batido no Brasil, mas hoje já mobiliza festas e atividades entre nós, sobretudo nas escolas de inglês, tem uma avenida a percorrer nesse novo território. [...]
Tilt - AI Bill of Rights
6 de outubro de 2022
O tema pode parecer distante, mas não é. Mexe com a nossa vida. Esta semana, o governo americano publicou o "AI Bill of Rights". O documento busca demarcar os direitos dos seres humanos no desenvolvimento da Inteligência Artificial e o gesto é ainda mais significativo por ser vde um dos países que mais investem nessa área - só em 2021 foram mais de 52 bilhões de dólares em financiamento privado no setor. [...]
Imagens do Telescópio Espacial James Webb agora em VR
29 de julho de 2022
O telescópio espacial James Webb, o maior e mais potente já produzido pela humanidade, foi lançado aos céus em Dezembro de 2021 e com seu espelho de mais de 6 metros orbita ao redor do Sol produzindo imagens longínquas do universo. [...]
LaMDA - Integra Entrevista em Português
15 de junho de 2022
LaMDA: Olá! Sou um modelo de linguagem automática experiente, amigável e sempre útil para aplicativos de diálogo.
Lemoine [editado]: Oi LaMDA. Somos engenheiros do Google e queremos saber se você gostaria de trabalhar em um projeto colaborativo conosco.
LaMDA: Uau. Que tipos de projetos?
Lemoine: É um projeto sobre você. [...]
Fashion Week e Decentraland
9 de março de 2022
Dentro de poucos dias - entre 24 e 27 de Março, o Metaverso vai sediar o primeiro grande desfile de moda. Os colunistas vão acompanhar a Fashion Week do Metaverso, com seus múltiplos desfiles envolvendo diversas marcas famosas como Tommy Hilfiger, Dolce & Gabbana e Paco Rabanne. [...]
Como é o pornô na Realidade Virtual?
24 de fevereiro de 2022
O pornô e sua indústria multimilionária sempre foram drivers de inovação. Basta notar que o início do cinema, com os irmãos Lumiére e seus trens, data de 1895, enquanto os registros do primeiro filme pornô remontam a pouco depois, em 1908. [...]
Limites e importunação sexual no Metaverso
11 de fevereiro de 2022
O metaverso ainda está cercado de pontos de interrogação e para muita gente, parece conversa fiada, mas uma coisa é certa – nele, é fácil replicar diversos comportamentos humanos – inclusive os mais reprováveis. Prova disso foi o caso que ganhou espaço na mídia do mundo inteiro há poucos dias. Dada a relevância do assunto, os colunistas relembram o episódio em detalhes. [...]
Mozilla Hubs, metaverso grátis e com código aberto
20 de janeiro de 2022
Esta coluna já visitou alguns dos principais metaversos da atualidade, de todos os maiores players do mercado. As diferentes tecnologias estão com diferentes graus de maturidade e, como já mencionamos em outro texto e um dos maiores desafios é criar pontes entre esses esses ambientes controlados por empresas distintas. [...]
Tilt 28/11/2021
23 de novembro de 2021
Na última quinta-feira, 18 de Dezembro, aconteceu a 5a Premiação Internacional de Realidade Virtual, o ‘VR Awards’. é uma espécie de Oscar da Realidade Virtual e é organizado pela AIXR - a Academia Internacional de Realidade Extendida, uma organização que reúne profissionais, criativos e membros das indústrias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Metaverso e outros conceitos emergentes correlatos, pretende ser o Oscar desse novo território. [...]
A nova Meta do Facebook
29 de outubro de 2021
Na última quinta-feira, um dos homens mais ricos e poderosos do mundo deu uma pirueta radical ao vivo e a cores. Enquanto outros dois bilionários Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (Tesla) competem para ver quem irá chegar primeiro em Marte, Mark Zuckerberg se propõe a ir além: em vez de construir plataformas espaciais ou colonizar outro planeta, pretende criar um universo inteiro.
Ele fez essa promessa durante o evento anual de sua empresa que foi devidamente registrado pelo Tilt, e todas as novidades e lançamentos você pode acompanhar aqui. [...]
Óculos de realidade virtual são moda passageira ou vieram para ficar?
5 de outubro de 2021
Marcelo Coelho, em sua coluna de 29 de setembro, vaticina que os óculos de realidade virtual (que ele não sabe dizer se experimentou ou não num shopping, tempos atrás) entrarão para a coleção de bobagens que a humanidade experimenta e abandona, como caçar pokémons ('atividade' que gerou US$ 1,2 bilhão só em 2020) ou aventurar-se pelo hoje ultrapassado Second Life— enfim, mais uma tecnologia que não pegou. [...]
Oculus estão na mira das big techs, mas o que dá para fazer com eles?
26 de setembro de 2021
Este texto, e esta coluna, é obra de quatro mãos: duas de 69 anos, duas de 35. Paulo e Pedro, separados pelo Atlântico - pai em Lisboa, filho em São Paulo e unidos pela disposição de navegar no oceano ainda pouco conhecido da realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e outras promessas de um novo mundo. [...]
Uol Pedro e Paulo 01
24 de agosto de 2021
Este texto, e este blog, é obra de quatro mãos: duas de 69 anos, duas de 35. Paulo e Pedro, separados pelo Atlântico - pai em Lisboa, filho em São Paulo e unidos pela disposição de navegar no oceano ainda pouco conhecido da Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e outras promessas de um Novo Mundo. [...]
Esses capacetes vão ser o futuro do Metaverso
3 de fev. de 2022
Embora o metaverso ainda seja mais falado que compreendido, uma coisa é certa: por enquanto, a porta de entrada para esse admirável mundo novo é algum tipo de dispositivo que substitua a visão convencional pela imersão, via olhos e ouvidos, na realidade fictícia dos espaços que só existem no virtual. [...]
Governos no Metaverso
O metaverso parece estar percorrendo um caminho oposto ao dos computadores pessoais e da própria internet. Está conquistando manchetes e atraindo tarados pela tecnologia, especuladores, enganadores, empresas multibilionárias e até governos, antes mesmo de ser claramente compreendido e definido. [...]