top of page
paulo francini e markun__edited_edited.j

ENTREVISTAS

Em sua carreira, Paulo Markun fez milhares de entrevistas.

Só para a TV e internet foram mais de 600. Aqui, algumas delas.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Marina Silva

Marina Silva é o convidada desta quarta-feira (27) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Ciro Gomes

O político Ciro Gomes é o convidado desta sexta-feira (22) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe João Carlos Salles

O filósofo João Carlos Salles é o convidado desta quarta-feira (13) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Rubens Ricupero

A TV Cultura, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, dá início nesta quarta-feira, dia 6 de maio, às 16h, à série de encontros virtuais Conversas na Crise – Depois do Futuro, que traz importantes nomes de diversas áreas do conhecimento para discutir os desdobramentos da pandemia do coronavírus e seus impactos. Com mediação do jornalista Paulo Markun, as lives ocorrerão duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 16h, com uma hora de duração e interação com o público. O primeiro convidado é o diplomata Rubens Ricupero, que discutirá o cenário internacional pós-pandemia

Roda Viva | Robert Castel

Robert Castel é um observador acurado das mudanças que o mundo globalizado vem provocando nos últimos 30 anos. Estudioso das questões sociais, ele coloca em discussão os efeitos da globalização na vida das pessoas.

Roda Viva | Gay Talese

Gay Talese é um dos responsáveis por criar o estilo de fazer reportagens combinando técnicas jornalísticas com recursos literários. Ele trabalhou em jornais e revistas escrevendo reportagens como se fossem textos literários e livros e uma autobiografia como se fossem reportagens.

Roda Viva | Nelson Jobim

Um ano após o apagão aéreo no Brasil, o ministro da Defesa do governo Lula aponta medidas para melhorar a aviação civil e anuncia a elaboração do Plano Estratégico de Defesa Nacional.

Roda Viva | Jorge Furtado 

Jorge Furtado é diretor, roteirista de cinema e televisão e integrante do grupo de cineasta gaúchos responsáveis por um dos mais importantes núcleos de produção de filmes do país.

Roda Viva | Amós Oz

O Roda Viva recebeu, em 2007, Amós Oz, o escritor que tem a vida e a obra centrada no conflito entre árabes e israelenses. Ele participou de duas guerras como soldado de Israel, depois se tornou um militante pacifista e produziu a obra literária que o transformou no mais importante escritor de língua hebraica. Amós discutiu assuntos como política, literatura, conflitos raciais, étnicos e religiosos.

Roda Viva | Bernardinho

Bernardo Rocha de Resende consolidou a Seleção Masculina como potência do vôlei mundial. Bernardinho foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como melhor técnico de 2006 pela atuação à frente da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Vencedor em 2006 do hexacampeonato da Liga Mundial na Rússia, também conquistou o bicampeonato mundial no Japão.

Roda Viva | Guido Mantega

Uma semana depois de anunciado o Plano Plurianual, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão debate pontos de destaque no plano e as perspectivas para o país

Roda Viva |  Rogério Ceni

Em 2006, o Roda Viva recebeu o então goleiro do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni. Maior goleiro-artilheiro do futebol mundial e um dos principais ídolos da história do clube paulista, ele fala na entrevista sobre marcos de sua carreira, Seleção Brasileira e planos para o futuro.

Roda Viva | Paulo Brossard

O ex-ministro da Justiça, que inaugurou o programa Roda Viva, volta vinte anos depois e dá uma aula de história da política brasileira.

Roda Viva | Tariq Ali

Ativista político e conhecedor da América Latina e dos conflitos no Oriente Médio, o romancista, historiador, dramaturgo e cineasta paquistanês dá sua visão crítica da política internacional.

Roda Viva | Itamar Franco

Itamar assumiu a presidência com a renúncia de Fernando Collor, em 1992, e foi o presidente responsável pela estabilidade econômica, após o lançamento do Plano Real pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, de quem se tornou crítico pelo programa de privatizações

Roda Viva |  Marina Silva

Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e trabalhou como lavradora. Formou-se em história aos 26 anos e foi professora. Se elegeu, em 90, como deputada estadual e, em 95, senadora, sendo reeleita em 2003. Ambientalista premiada e reconhecida pela ONU [Organização das Nações Unidas], Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula, anfitrião do encontro internacional que reuniu, em Curitiba, mais de oito mil pessoas de todo o mundo.

Roda Viva | Geraldo Alckmin 

O então governador de São Paulo, em 2005, Alckmin fala sobre seus projetos para ocupar o cargo mais importante do Brasil, o de presidente da República.

Roda Viva | Roberto Jefferson 

O deputado federal acusa o então ministro José Dirceu e seu partido, o PT, de fazerem pagamentos a aliados em troca de apoio político, o chamado "mensalão".

Roda Viva | Luiz Felipe Scolari

No centro do Roda Viva, em 2005, recebemos o ex-jogador e técnico Luiz Felipe Scolari. Foi campeão como técnico da Seleção Brasileira, em 2002, na Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul.

Roda Viva | Hugo Chávez

Após tentativa frustrada de golpe, em 1992, o coronel Hugo Chávez foi eleito, pelo voto popular, presidente da Venezuela, em 1998, com um discurso inspirado em Simón Bolívar, de combate à pobreza e à corrupção

Roda Viva | Luís Mir 

O médico e historiador, defende os dados e análises que apresenta em sua obra Guerra civil: Estado e trauma, situa as origens da violência no Brasil e propõe ampliar o sistema de cotas raciais.

Roda Viva | Paulo Maluf

Paulo Maluf dá sequência a uma carreira política que começou na prefeitura de São Paulo em 1969, na época das eleições indiretas do regime militar que também o levaram ao governo paulista em 1979.

Roda Viva | Niède Guidon

Arqueóloga brasileira estuda as pinturas rupestres em São Raimundo Nonato e ajuda a reescrever a pré-história do Brasil.

Roda Viva | Jesus Martín-Barbero

Jesús Martín-Barbero foi um semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido na Espanha. Viveu na Colômbia desde 1963. Foi um teórico e pesquisador da comunicação e cultura e um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. 

Roda Viva | Inezita Barroso

O Roda Viva recebeu, em 2002, a cantora Inezita Barroso. Inês Madalena Aranha de Lima, que aprendeu a tocar piano e violão aos 11 anos de idade e aos 25 já cantava no rádio, foi um símbolo da preservação cultural e se transformou na mais importante divulgadora da música de raiz no Brasil. Neste programa Inezita falou sobre seus 50 anos de carreira e sobre a música sertaneja.

Roda Viva | James Heckman

Para o economista americano, é preciso garantir educação de qualidade aos mais jovens e qualificação aos adultos para que ambos conquistem seu espaço no competitivo mercado de trabalho.

Roda Viva | Elza Soares

O Roda Viva recebeu, em setembro de 2002, a ilustre presença da cantora e compositora, Elza Soares.

Roda Viva | Gabriel Chalita

O então secretário de Educação do estado de São Paulo afirma que a escola deve cuidar do desenvolvimento das habilidades cognitiva, social e afetiva do aluno, e defende a capacitação de professores como peça fundamental desse processo.

Roda Viva | Ruth Rocha

No centro do Roda Viva, em 2002, recebemos a escritora "queridinha da mídia", como ela mesma se reconhece, Ruth Rocha, que falará sobre o sucesso de seus livros, seu público e sobre o mercado editorial brasileiro.

Roda Viva | Raúl Alfonsín

As causas e possíveis soluções para a grave crise econômica na Argentina são discutidas pelo primeiro presidente eleito por voto direto no país após o período da ditadura militar.

Roda Viva | Amyr Klink

Um navegante, conhecido também por escalar a cordilheira dos Andes e por viajar de moto até a Patagônia, Amyr Klink fala de sua mais nova aventura: a volta ao mundo sozinho num veleiro.

Roda Viva | Albert Fishlow

Especialista em política econômica na América Latina analisa o cenário brasileiro e mundial do começo desta década.

Roda Viva | Lester Brown

O influente pensador do movimento ambientalista internacional fala da necessidade de reestruturação da economia global em função da nova realidade ambiental e diz que, num futuro próximo, a vantagem será daqueles que controlam terras e água.

Roda Viva | Ziraldo

Cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro.

Roda Viva | Armínio Fraga

O presidente do Banco Central fala sobre o sucesso do Plano Real e as variáveis de política econômica do governo no ambiente de estabilização.

Roda Viva | Marilena Chauí

Em 1999, o Roda Viva recebeu Marilena Chaui, paulistana criada no interior de São Paulo, 57 anos se tornou um dos mais importantes nomes de filosofia no Brasil.

Roda Viva | Ana Mae Barbosa

A arte-educadora afirma que a cidadania e o respeito à diferença entre grupos culturais são produtos diretos do ensino da arte.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Demi Getschko

O engenheiro Demi Getschko, um dos pais da internet no Brasil, é o convidado de hoje (3) do ciclo de entrevistas "Conversas na Crise - Depois do Futuro", iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. A partir de agora o IdEA conta com a parceria do UOL para transmissões ao vivo, sempre às quartas-feiras, às 16h, sob a mediação do jornalista Paulo Markun.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Mozart Ramos

A TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp apresentam o ciclo "Conversas na Crise – Depois do Futuro", com mediação do jornalista Paulo Markun. O evento tem como convidado Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Luiz Gonzaga Belluzo

A TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp apresentam o segundo ciclo do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", com mediação do jornalista Paulo Markun. O evento tem como convidado o economista e professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Gonzaga Belluzzo.

Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Sérgio Mamberti

O ator e diretor Sérgio Mamberti é o convidado desta quarta-feira (20) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.

Roda Viva | Jean-Michel Cousteau

Jean-Michel fundou em 1999 a OCEAN FUTURE SOCIETY, organização sem fins lucrativos que produz informes técnicos e textos destinados a educação e estudos marinhos, organiza excursões de mergulho, debates, palestras e já produziu mais de 80 filmes para televisão sobre os oceanos. Através da ONG, Jean-Michel Cousteau e sua equipe viajam pelo mundo como "embaixadores do meio ambiente", levando a milhares de pessoas em vários países seus programas de conservação marinha e educação ambiental.

Roda Viva | Tião Rocha

Nascido e crescido em Belo Horizonte, Tião Rocha, ao longo da vida escolar, carregou na memória a indiferença de professores em relação às histórias e heranças culturais das próprias comunidades onde as escolas existiam e funcionavam. A partir disso, decidiu estudar história e, depois, antropologia.

Roda Viva | Mano Brown

O Roda Viva recebeu, em 2007, cantor e um dos maiores representantes do rap no Brasil, Mano Brown. Em uma das poucas entrevistas que aceitou conceder para a mídia, o rapper afirmou que é a comunidade das favelas que acaba com a violência e não a polícia. Ele falou também sobre drogas, política e que rejeita o papel de exemplo para os jovens.

Roda Viva | Robert Fisk e Lawrence Wright 

Os dois autores falam sobre o papel do jornalista, mídia e o modo como ela trata os conflitos no Oriente Médio, o conceito de terrorismo e o papel dos EUA na região.

Roda Viva | Ignacy Sachs 

Recebemos no Roda Viva, em 2007, o economista Ignacy Sachs, um dos mais reconhecidos estudiosos do ecodesenvolvimento.

Roda Viva | José Mindlin

O bibliófilo e ex-empresário, sempre atuante nos meios políticos e culturais do país, fala sobre seu imenso e diversificado acervo de obras literárias, com cerca de 38 mil títulos.

Roda Viva | Mayana Zatz

No centro do Roda Viva, em 2006, recebemos a geneticista Mayana Zatz, que é referência nas pesquisas sobre doenças genéticas e se tornou conhecida no Brasil, nos últimos anos, por sua atuação marcante na campanha pela liberação do uso de embriões humanos em estudos com células-tronco.

Roda Viva | Luiz Inácio Lula da Silva

Roda Viva recebeu, em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República e candidato à reeleição.

Roda Viva |  Lima Duarte

Em 56 anos de carreira, fez trabalhos como diretor, dublador e atuou tanto no teatro, quanto no cinema. Mas foi como ator de telenovelas que Lima Duarte entrou na memória e no reconhecimento público.

Roda Viva | Roberto Jefferson

Há um ano ele revirou o ambiente em Brasília e detonou a maior crise política do Governo Lula. A sua “metralhadora giratória” de denúncias repercutiu e resultou em investigações e CPIs. Quase doze meses depois, o Governo sofreu mudanças, a oposição modificou a postura, deputados renunciaram e outros foram cassados, inclusive ele.

Roda Viva | Evo Morales

A história política de Evo Morales tem raízes na infância vivida em Orinoca, em uma das regiões mais pobres e esquecidas do país. Desde criança tentou vários caminhos. Foi agricultor, padeiro, músico e jogador de futebol até aos 21 anos, quando entrou na vida sindical e tornou-se líder dos camponeses da região de Cochabamba.

Roda Viva | Fritjof Capra

Ambientalista e escritor, o físico austríaco aponta para a necessidade da ciência incorporar valores éticos que preservem os componentes da comunidade terrestre, sejam eles plantas, animais, seres humanos ou, mesmo, microorganismos.

Roda Viva | Thomas Skidmore 

Pioneiro entre os chamados brasilianistas, o historiador político fala da atuação do PT no governo e afirma que a democracia no Brasil está muito jovem. 

Roda Viva | Dilma Rousseff

Ex-guerrilheira, Dilma passou três anos presa em São Paulo, durante a ditadura, foi torturada 22 dias e saiu de lá diferente. Segundo ela, ficou mais tolerante com os outros e aprendeu a conhecer seus próprios limites e fragilidades. Dilma Rousseff nasceu em Minas Gerais, morou em São Paulo, mas escolheu o Rio Grande do Sul para exercer a carreira de economista, depois de fazer doutorado em economia monetária e financeira. Foi secretária da Fazenda de Porto Alegre entre 1986 e 1988, e secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul por duas vezes. Antes de se tornar a primeira mulher a assumir o Ministério da Casa Civil, conduziu a pasta de Minas e Energia no governo Lula.

Roda Viva | Arnaldo Jabor

Cineasta dos tempos do Cinema Novo, Jabor encontrou no jornalismo diário a realização de influenciar a vida social e política do país.

Roda Viva | Dilma Rousseff

Então titular do Ministério de Minas e Energia, a economista, com mestrado e doutorado na área, e que foi também guerrilheira na época da ditadura militar, mostra determinação e conhecimento para tratar da questão energética brasileira.

Roda Viva | Dr. Drauzio Varella

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), o profissional também lecionou em instituições no exterior e ganhou amplo reconhecimento nacional com seu quadro de saúde no programa 'Fantástico'.

Roda Viva | Francisco de Oliveira

Um dos fundadores do PT, o sociólogo critica os rumos do início do governo Lula e, pessimista, explica seu ensaio em que adota o ornitorrinco como uma metáfora do Brasil.

Roda Viva | José Saramago

Saramago reúne em sua obra o pensamento social e humanista que o caracteriza não só como um dos mais reconhecidos romancistas da língua portuguesa, mas também como um dos pensadores mais críticos da globalização, da lógica do mercado e do individualismo que marcam homem no mundo atual.

Roda Viva | Benedita da Silva

Benedita da Silva era vice de Anthony Garotinho, governador do Rio de Janeiro que renunciou para concorrer à Presidência da República. Auxiliar de enfermagem e com formação universitária em serviço social e estudos sociais, Benedita ganhou sua primeira eleição em 1982, quando foi vereadora no Rio de Janeiro. Em 1994, se tornou a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no Senado Federal. Anos mais tarde, a primeira negra senadora também seria a primeira negra governadora da história do Brasil.

Roda Viva | Hélio Santos

Estudioso da questão étnica e militante do movimento negro, o economista afirma que o racismo ainda é forte e que o potencial do Brasil seria enorme com a diminuição da desigualdade.

Roda Viva | Paulo Autran

Considerado um dos grandes nomes da dramaturgia nacional, Autran dedicou mais de 60 anos de sua vida ao teatro. "Eu já advogava quando comecei no teatro, que era para mim apenas um hobby. Acreditava estar condenado a carreira de advogado".

Roda Viva | Lobão

Conhecido por sua rebeldia musical, Lobão fala da sua trajetória artística, das produções independentes e discute pirataria e a nova proposta de lei de numeração de CDs.

 

Roda Viva | John Neschling

O maestro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fala dos seus sonhos, dos planos para o futuro da orquestra, no cenário nacional e internacional, e da relação com o Estado e suas políticas culturais.

Roda Viva | Ferreira Gullar

Ferreira Gullar, que nasceu José de Ribamar Ferreira, deixou suas marcas na literatura e nas artes do Brasil contemporâneo. Os primeiros textos vieram dos tempos de menino. Sereno, aflito, visionário, o poeta, crítico e jornalista polemizou, radicalizou, provocou raiva, brigou com a vanguarda e com a esquerda. Produziu uma obra grande, revista em livros e levada à internet também na forma de poemas eletrônicos, de jogo digital de palavras.

Roda Viva | Emilia Viotti da Costa

Especialista em escravidão, a historiadora fala sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal ao longo de todo o século XX e sobre a mentalidade conservadora dos brasileiros.

Roda Viva | José Ramos Tinhorão

O polêmico historiador da cultura brasileira critica a influência estrangeira no Brasil e fala sobre a história social da música.

Roda Viva | Alfredo Rizkallah

Presidente da Bolsa de Valores de São Paulo fala sobre a integração das duas maiores bolsas do Brasil, fortalecendo o mercado financeiro nacional. 

Roda Viva | Ciro Gomes

Recebemos no Roda Viva, em 1999, Ciro Gomes. Aos 22 anos, ele foi deputado estadual pelo PDS (Partido Democrático Social); aos 26, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro); aos 30, prefeito de Fortaleza (1989-1990); aos 32, governador do Ceará (1991-1994) pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); aos 37, ministro da Fazenda (1994-1995) de Itamar Franco (presidente da República de 1992 a 1994); aos 40, disputou e perdeu as eleições presidenciais pelo PPS (Partido Popular Socialista), recebendo sete milhões e meio de votos.

Roda Viva | Antônio Carlos Magalhães

Antônio Carlos Magalhães foi deputado federal, três vezes governador da Bahia, ministro das Comunicações, senador da República e é presidente do Congresso. 

Roda Viva | Elizabeth Roudinesco

O Roda Viva recebeu, em 1999, Elisabeth Roudinesco, historiadora da psicanálise e professora francesa, que aponta o perigo iminente da destruição do saber psiquiátrico tradicional pelo cientificismo exacerbado que tende a tratar os pacientes de forma generalizada.

Roda Viva | Gilberto Gil

Gilberto Gil esteve no centro do Roda Viva em março de 1999. Com apresentação de Paulo Markun, estiveram na bancada Tom Zé, Humberto Werneck, Luiz Antonio Giron, Wagenr Carelli, Washington Novaes e Norma Couri.

Roda Viva | Ignacy Sachs

O socioeconomista franco-polonês analisa a posição da economia brasileira no cenário internacional e defende medidas que combinem geração de emprego e desenvolvimento sustentável.

bottom of page