DOCUMENTÁRIOS
Entre 1981 e 2023, Paulo Markun dirigiu mais de uma centenas de documentários sobre temas da atualidade e da história do Brasil. Ganhou o prêmio de melhor série de TV da América Latina e foi finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro e menção honrosa do prêmio Vladimir Herzog.
5 Mulheres
TV Brasil | Inédito
Direção: Paulo Markun. "Cinco Mulheres do Brasil" é uma obra que destaca figuras femininas de destaque nas áreas das artes, do poder e da guerra, que foram além das limitações impostas à condição feminina em seu tempo. Essas mulheres extraordinárias desafiaram convenções sociais e deixaram um legado inspirador.
Anita Garibaldi, interpretada por Lucienne Guedes, abandonou seu marido para viver ao lado de um guerrilheiro internacional, enfrentando uma década de desafios e perigos. Maria Quitéria, representada por Cybele Jácome, vestiu-se de homem e lutou como soldado pela independência de seu país.
Chiquinha Gonzaga, retratada por Dalma Régia, foi uma compositora corajosa que desafiou os preconceitos de sua época, criando mais de duas mil músicas e vivendo um relacionamento com um homem muito mais jovem. Nair de Teffé, interpretada por Helena Miguel, trouxe ironia e irreverência para o palácio do Catete, após se casar com um presidente 30 anos mais velho, desafiando as convenções sociais.
Já Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, fugiu dos abusos de seu primeiro marido e tornou-se amante do imperador, enfrentando intrigas na corte.
Além das dramatizações dessas mulheres fascinantes, "Cinco Mulheres do Brasil" também apresenta uma série de entrevistados especialistas, como historiadores, sociólogos, biógrafos e escritores, como Ana Carolina Ministério, André Salles Coelho, Camila Galetti, Edinha Diniz, Mary Del Priore, entre outros. Cada um deles contribui com seu conhecimento e perspectivas para uma compreensão mais profunda dessas figuras históricas e de sua relevância.
Pandemia entre Nós
SESCTV | Inédito
Direção: Paulo Markun. A série documental "A Pandemia entre nós", tem oito episódios que exploram o impacto da Covid-19 na vida dos brasileiros. Com um enfoque abrangente e em constante evolução, a série investiga um cenário multifacetado que revela os efeitos contínuos dessa crise. Ao seguir personagens em diferentes regiões e circunstâncias, mergulhamos nas histórias de indivíduos de diversas classes sociais, conectados ou isolados, jovens ou idosos, em metrópoles, sertões, selvas, favelas, litorais, interiores, condomínios e moradias distantes e isoladas. Através dessa abordagem transversal, buscamos retratar a realidade vivida pelos brasileiros durante esse período desafiador.
Habitação Social, uma questão de saúde pública
TV Cultura | 2020
Direção: Paulo Markun. Documentário produzido para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, mostra como a pandemia da covid-19 escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação social no país. O CAU/BR defende a implementação da Assistência Técnica Gratuita em Habitação de Interesse Social - ATHIS (garantida pela Lei 11.888/2008) como política permanente de Estado, tal como é o SUS.
Envelhecer
SESCTV | 2020
Direção: Claudia Erthal e Paulo Markun. Uma série que reflete sobre o envelhecimento das pessoas no século XXI e como as pessoas podem ter o controle disso, evitando reduzir essa fase da vida à incertezas, tensões e exclusões e permitindo que ela seja um tempo de bem-estar e realizações.
Diretas Já
TV Cultura | 2020
Direção: Paulo Markun. Em seis episódios de 52 minutos, a produção compõe um amplo painel da luta pela democracia no Brasil, desde o golpe de 1964 até a posse de José Sarney, em 1985, antes de rememorar e contextualizar um dos momentos mais importantes da história recente. Produção Imagemix.
Médicos Cubanos
Globonews/Cinema | 90min | 2019
Direção: Paulo Markun. A relação de médicos cubanos com seu próprio país, suas autoridades e suas famílias. Explora também a relação entre eles e seus pacientes no Brasil, Venezuela, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Serra Leoa, lançando luz sobre esse projeto internacionalista que os cubanos desenvolvem desde os anos 60 do século passado e que parece contrariar as regras dominantes nos sistemas de saúde pública. Produção Arapy.
Habitar Habitat
SESCTV | Segunda Temporada | 2017-2018
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit. Habitar é uma série sobre os modos de viver dos brasileiros, com uma abordagem que conecta aspectos arquitetônicos com formas de organização familiar, saberes locais, valores estéticos e motivos práticos de suas construções. Produção Arapy.
A Corrida do Doping
Globonews/Cinema | 90min | 2016
Direção: Paulo Markun. O documentário aborda com coragem o espinhoso assunto das fraudes no mundo esportivo e levanta perguntas necessárias: Quem se beneficia com o doping? Há proteção institucional ao doping? Qual o papel das empresas patrocinadoras de atletas e esportes nisso tudo?
Habitar Habitat
SESCTV | Primeira Temporada | 2012
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit. Habitar é uma série sobre os modos de viver dos brasileiros, com uma abordagem que conecta aspectos arquitetônicos com formas de organização familiar, saberes locais, valores estéticos e motivos práticos de suas construções.
Joá
2006
Direção: Paulo Markun. Videobiografia de um dos maiores empresários de Campinas, Joaquim Gabriel Penteado, conhecido como Joá. Em 1926, ele e Adalberto Maia fundaram a primeira fábrica de lápis brasileira. Depois de trazerem o maquinário da Alemanha, os sócios iniciaram uma indústria na Rua Major Solon. Alguns anos depois, a companhia iniciou a fabricação com a marca John Faber, sendo denominada, posteriormente, de Faber Castel.
Em 1935, Joá adquiriu a conhecida fábrica de fogões Dako, praticamente desativada em São Paulo. Durante a década de 40, a fábrica foi transferida para Campinas e tornou-se uma das maiores do ramo no país. Joá também foi pioneiro da aviação. Produzido para a família Penteado.
Dor
2006
Direção: Paulo Markun. Curta metragem sobre os registros da dor na música, literatura, filosofia, artes plásticas. Produzido para um evento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia mescla depoimentos de Fábio Magalhães, Julio Medaglia e Eduardo Giannetti da Fonseca, com textos interpretados por Ana Markun, Heitor Martinez, Vera Holz e Lúcio Mauro.
AI-5 - O dia que não existiu
TV Cultura | 58min | 2001
Direção: Paulo Markun. O documentário faz um retorno histórico ao dia 12 de dezembro de 1968, quando foi deflagrado o processo de violações mais cruéis da história do Brasil. Prisões, mandatos cassados, letras de músicas e filmes mutilados, trabalhadores sem emprego, torturados e mortos.
Anita Garibaldi, Amores e Guerras
TV Cultura | 54min | 1999
Direção: Paulo Markun. A história e vida de Anita Garibaldi. Docudrama que reconstitui vida e morte de Anita Garibaldi a partir de uma espécie de triângulo amoroso envolvendo a própria Anita, seu companheiro Giuseppe Garibaldi e seu principal biógrafo, o engenheiro catarinense Ludwig Rau.
1968 - 20 anos depois
TV Cultura | 1988
Direção: Paulo Markun.
O Dia da Caça
Globo Repórter | 1981
Direção: Paulo Markun.