top of page
  • Foto do escritorPaulo Markun

Software canadense combate efeitos de interações medicamentosas em idosos

Atualizado: 18 de jun. de 2023

Um novo software permite reduzir o consumo de medicamentos pelos pacientes idosos. A ferramenta, chamada Medsafer, foi desenvolvida por pesquisadores do Canadá e mira os 40% de velhos que tomam cinco ou mais drogas diariamente – muitas vezes sofrendo as consequências de interações entre eles.

O estudo foi realizado entre setembro de 2016 e maio de 2017 em Montreal, Ottawa e Toronto por uma equipe do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da McGill University Health Centre Universidade McGill (RI-MUHC) e saiu na edição de setembro do Journal of the American Geriatrics Society.

Mais de mil pacientes hospitalizados com 65 anos ou mais que estavam tomando cinco ou mais medicamentos usuais no momento da admissão foram testados. Ficou constatado que 82% tinham pelo menos um medicamento potencialmente inapropriado ou prejudicial. Após um mês, 410 pacientes que pararam de usar o medicamento problemático não encontraram aumento nos efeitos adversos.

"Realizar um check up de prescrição é um processo complexo para equipes inter-profissionais, e geralmente envolve uma intrincada tomada de decisão", disse a coordenadora do estudo, Emily McDonald, em entrevista à repórter Stephany Marin, da agência The Canadian Press.

Ainda está sendo feito um estudo maior com seis mil pacientes em 11 hospitais em todo o Canadá. O MedSafer deve ser adotado nas unidades de longo prazo da província de New Brunswick e em várias instalações de Ontário.

Projetado especificamente para idosos, a ferramenta pode ser usada por médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inteligência artificial em 2011

O texto abaixo escrevi para a coluna Penso, que mantive por curto período no Diário Catarinense. É de 2011. Ainda atual, acho. Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a televisão americana apresentou uma u

Comments


bottom of page