top of page

Reino Unido tenta enfrentar solidão do distanciamento social com tecnologia e voluntariado

Foto do escritor: Paulo MarkunPaulo Markun

No Reino Unido, onde o governo já anunciou que maiores de 70 anos serão estimulados a se isolar em casa por até quatro meses, a preocupação de entidades assistenciais e de órgãos oficiais é garantir que esse longo período de distanciamento social não agrave outra ameaça real aos mais velhos: a solidão.

Entre as iniciativas curiosas, está o coral online criado por James Sills, o Sofá Singers, que fez seu primeiro ensaio com 500 vagas gratuitas. Durante 45 minutos, por videoconferência, as pessoas cantaram clássicos do cancioneiro pop como Stand By Me e Just The Way You Are. Recomendação do maestro que conseguiu driblar o distanciamento social, ao menos em parte: “Cante como se ninguém estivesse ouvindo … porque eles não vão ouvir!” Ao término da videoconferência, os participantes podem compartilhar o resultado com outras pessoas. Na página do Instagram do maestro é possível ver o resultado – mais para karaokê que para coral. De todo modo, a próxima sessão será dia 20, às 19h30, hora de Londres, pelo link https://zoom.us/j/297907485

A repórter Sophie Gallagher, do jornal The Independent listou dicas colhidas junto a integrantes de organizações de caridade e da campanha de combate à solidão (Campaign to End Loneliness). Vão de suporte para fazer compras ao incentivo à atividade física dentro de casa e ao uso das redes sociais, passando pelo contato permanente por telefone, online ou pelo correio.

Aos mais novos e que correm menos riscos, a recomendação é atuar como voluntários em organizações como a National Care Force (Força Nacional de Assistência) que deixou de buscar apenas profissionais de saúde para convocar quaisquer interessados em ajudar os outros.

O texto da colega do Independent termina com uma dica colhida na Campanha para Acabar com a Solidão que pode ser tropicalizada sem problemas: “Ao usar as mídias sociais, lembre-se de que este pode ser um momento assustador e isolado para muitos. Seja gentil. Ofereça ajuda e conselhos sempre que puder. Tente não espalhar rumores infundados que possam causar transtorno ou pânico. A tecnologia não pode substituir o sentimento de comunicação pessoal, mas existem maneiras de permanecer conectado isoladamente que podem ajudar. Para muitos de nós, este será um momento difícil. As medidas de isolamento devem proteger o maior número de pessoas dos piores efeitos do coronavírus, e isso será temporário. Se fizermos um esforço para permanecer conectado, podemos fazer uma grande diferença para as pessoas que estão se sentindo sozinhas no momento.”

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page