top of page
  • Foto do escritorPaulo Markun

Festival vai reunir fãs da vida eterna em Las Vegas

Atualizado: 18 de jun. de 2023

A quarta edição do RAADfest deve acontecer entre 3 e 6 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A sigla já dá uma ideia do que se trata: é a compressão de Revolution Against Ageing and Death, ou Revolução Contra o Envelhecimento e a Morte. Misto de conferência TED com exposição de produtos de todo o tipo, em edições anteriores o festival permitiu a seus participantes conhecer receitas explícitas de prolongamento da vida, experimentar um fluido de coenzimas e transfusões de sangue jovem (8 mil dólares ), ou entrar em câmeras hiperbáricas onde quem tiver dinheiro suficiente pode preservar seus corpos pela criogenia, aguardando o futuro da ciência (corpo inteiro por 200 mil dólares, só a cabeça 80 mil.. A empresa expositora tinha 160 corpos preservados par a eternidade e 1.200 candidatos na fila de espera.

Por trás do evento está a People Unlimited, empresa criada por James Strole, de 70 anos. Autodefinindo-se como "um ativista anti-morte", ele começou a praticar Yoga aos 15 anos e acabou seduzido pelas ideias do guru Sri Aurobindo, um indiano para quem o engajamento espiritual poderia garantir vida eterna e que faleceu em 1950.

Outro esteio do evento é Bill Fallon, diretor e co-fundador da Life Extension Foundation, organização sem fins lucrativos que pretende estender radicalmente a vida humana saudável controlando o envelhecimento – e vendendo tudo quanto é tipo de creme, pílula, elixir, etc. Faloon também criou a Church of Perpetual Life, que se apresenta como única igreja baseada na ciência e que reúne cristãos, judeus, humanistas e ateus, que compartilham a fé na possibilidade da vida eterna para a humanidade.

James Strole e sua companheira Berdeanne, uma loira de mais de 80 anos que se veste como adolescente juntaram um time de palestrantes eclético e estrelado que aposta em caminhos inusitados para garantir mais tempo aos interessados em permanecer neste nosso mundo - superalimentos, redução de calorias, inteligência artificial, análise de dados genômicos, biologia celular, ultramaratonas, produtos orgânicos, robôs humanóides, células-tronco, reposição hormonal. A lista é tão diversa quanto a condição dos palestrantes. Entre eles, David Wolfe, que depois de circunavegar o mundo, preside uma fundação que sonha plantar 18 bilhões de árvores frutíferas e medicinais mundo afora (teria plantado já um milhão) e aposta nas virtudes do chocolate, da baunilha e de um miniliquidificador que promete extrair o melhor dos alimentos. Ou Bill Andrews, um barbudão que corre ultramaratonas, parece ter vindo a pé do Festival de Woodstock se apresenta como cientista, atleta e executivo. Andrews é a estrela do filme de ficção The Immortalists, que conta a saga de dois cientistas excêntricos que lutam para criar a juventude eterna em um mundo que eles chamam de "cego para a tragédia da velhice".

Mas também há currículos menos extravagantes, como Ray Kurzweil, hoje diretor de engenharia da Google. Inventor elogiado pela mídia, tem entre suas criações o primeiro scanner CCD de cama plana, a primeira máquina de leitura para cegos, o primeiro sintetizador de texto para voz e o primeiro reconhecimento de fala de vocabulário amplo comercializado. Nada muito próximo da vida eterna, ao que parece.

Outro integrante do time é o doutor Ward Dean, que depois de se formar em West Point, a Academia Militar dos Estados Unidos, passou seis anos como oficial de infantaria – passando inclusive pelo Vietnã – e ao se aposentar, montou um consultório na Flórida dedicado à prevenção e tratamento das doenças degenerativas crônicas. Também está no plantel do RAADfest, a escritora Suzanne Somers que publicou 25 livros e teria vendido mais de 25 milhões de cópias. Seu mais recente bestseller, Tox-Sick, é definido deste modo no resumo publicitário: De dietas e suplementos a óleo de coco, tudo o que você precisa para viver limpo e gozar de ótima saúde está em suas mãos”. O festival trará ainda Liz Parrish, apresentada como a “primeira pessoa a testar com sucesso os efeitos de tomar 108 injeções de terapias gênicas com reversão de idade potenciais, incluindo a telomerase."

Os organizadores esperam acolher 2.500 pessoas dispostas a tudo para esticar suas vidas, num grande hotel de Las Vegas. O ingresso mais barato custa 904 dólares; o mais caro, Vip Plus, 2.497. O anúncio oficial diz que a categoria logo abaixo, a Vip, ao preço de 2.263 dólares está esgotada. Pelo jeito, a vida eterna não custa pouco.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inteligência artificial em 2011

O texto abaixo escrevi para a coluna Penso, que mantive por curto período no Diário Catarinense. É de 2011. Ainda atual, acho. Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a televisão americana apresentou uma u

Comments


bottom of page