top of page

O dia em que tudo pode acontecer

8 de ago. de 1988

Veículo: Folha da Tarde
Coluna: Parem as rotativas

Oito de oito de oitenta e oito...confesso, foi o “Jornal da Tarde” que me chamou a atenção para a data, ao dizer que esse é um dia de muita sorte...ou de muito azar. Diante de tanta precisão jornalística, fiquei pensando se esse dia não tem realmente algum significado especial. Quem sabe essa Segunda-feira não seja o dia marcado pelo destino para que todas as lendas se transformem em realidade? Há vários indícios concretos, colhidos no noticiário das últimas semanas:

Cientistas do departamento de Biologia da Universidade Huadong, em Xangai, na China, divulgaram, na semana passada, estudos realizados com amostras de pelo colhidos nas montanhas da província de Hubei (que a notícia não dizia onde fica, mas imagino, não é distante das geladas cumieiras do Himalaia). Esses estudos confirmam a existência de um primata avançado por ali e a agência de notícias explicou que isso é a comprovação de que vive na região um parente do Abominável Homem das Neves. É primata, peludo e só não se constatou, até o momento, se realmente abominável.

Um grupo de geofísicos americanos anunciou a obtenção de resultados experimentais que podem significar a existência de uma quinta força da natureza. O anúncio tem o aval indiscutível da Fundação Nacional ded Ciências dos Estados Unidos e (daqui pra frente o chute é meu) não está longe o dia em que a humanidade vai confirmar que existe realmente uma quinta dimensão, como queriam os roteiristas daquela série de tevê.

Antropólogos respeitáveis defendem a tese segundo a qual todos nós descendemos de uma mesma mulher. Ela era negra, viveu na Africa há não sei quanto tempo atrás e poderia muito bem Ter se chamado Eva. Biologicamente, não existe nenhum motivo para que ela tenha tido apenas um Adão, o que nos levaria a sermos todos filhos....bem, é melhor deixar pra lá.

Se essas lendas já estão no campo da ciência, por que não podemos imaginar que a partir de hoje, outras lendas se tornarão realidade? Quem sabe você não cruza daqui a pouco com três sacis saltitando pelo viaduto do Chá ou não desce no elevador bem ao lado de um gnomo, devidamente engravatado e de pasta 007. Jóquei Clube pode anunciar a realização do primeiro páreo dedicado às mulas sem cabeça.

Lenda por lenda, o que impede que a Cuca assuma um programa de culinária na tevê, a Branca de Neve comande a Festa da Maça em Santa Catarina, Chapeuzinho Vermelho pose nua para a Playboy (com texto assinado pelo Lobo Mau), almas penadas façam comerciais de cemitérios, a Caapora saia candidato a prefeito pelo Partido Verde?

Você deu risada? É lenda demais? Então imagine que nós voltamos 15 anos no tempo e temos de explicar a qualquer um o que aconteceu com o Brasil. A ditadura acabou, o MDB assumiu o poder, o governo é do José Sarney, o prefeito de São Paulo chama-se Jânio Quadros, Leonel Brizola é candidato a presidente, a inflação é de 24% ao mês o meu Corinthians ganhou o título na prorrogação, com um gol de um magricelo chamado Viola, que ganha meio salário mínimo por mês.

bottom of page